terça-feira, maio 08, 2012

Cactos e mini cactos: Como plantar, cuidar e decorar

Os cactos e mini cactos são lindos, e dão um toque de charme em qualquer decoração. Eu particurlamente sou suspeita para falar deles, porque amo de paixão e por mim teria vários, principalmente os minis, que são uma gracinha. Mas, resolvi fazer esse post com várias dicas de como usá-los na decoração. Continue lendo e saiba mais.


Qual escolher?
A resposta para essa pergunta não é só uma questão de gosto, mas também uma questão de espaço e bom senso. Tudo vai depender do local onde será colocado. Por exemplo, em uma casa com crianças pequenas, fica difícil colocar uma planta dessas em qualquer lugar, a melhor opção nessa situação é optar por cactos menores e que possam ser colocados em locais mais altos, fora do acesso das crianças.


Onde plantar?
É claro que o método convencional seria plantar em vasos não é mesmo? Mas como vocês sabem, nos posts de decoração eu sempre me foco nas coisas mais criativas e diferentes. E lembram da minha super dica de fazer vasinhos com casca de ovos? Pois é, você pode usar essa mesma dica com os mini cactos, já que eles ocupam muito pouco espaço. Outra dica que achei bem legal foi a de colocar em latinhas de refrigerante cortadas (com muito cuidado é claro pra não se machucar) e também em canecas personalizadas. Fica muito lindo.


Como cuidar?
Cactos são plantas acostumadas com o calor e também não necessitam de muita água. O ideal é colocar água no máximo uma vez por semana (Não façam como eu que matei o coitadinho do meu primeiro cacto afogado). Iluminação também é importante. Caso queira colocá-los dentro de casa, deixem próximos à janela.


Cactos floridos

Apesar de já serem lindos, alguns cactos ainda conseguem se superar e ficar ainda mais lindos: com flores. Alguns já possuem essas florzinhas, mas se você tem um cacto normal e quer deixá-lo ainda mais colorido e delicado, pode apostar em florzinhas artificiais encaixadas no próprio cacto. Fica lindo e com certeza vai alegrar a sua casa.

E como eu sempre digo, nessas horas temos que usar a criatividade. Agarrem todas as dicas e criem coisas novas e diferentes. Tudo fica mais bonito quando temos nossas próprias idéias. :) Mas e ai, quem tem ou já teve um cacto? Conta pra gente!

36 comentários:

  1. Nossa..que lindos, os menores realmente são os mais fofos...nunca comprei pra decorar minha casa, mas confesso que depois desse post, vou sim querer alguns por aqui >:)
    Beijos linda

    www.esmaltesdadeiia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Em minha casa tem 2 mini cactos , acho lindos e uma planta que eu acho diferente .

    ResponderExcluir
  3. São lindos mesmo ^^ EU tinha uns aqui em casa ^^
    São muito lindos para decoração :)

    http://souzadiinha.blogspot.com.br/
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  4. Eu acho lindos, minha mãe tinha vários deles, rs

    Beijos

    http://simplescomoumclick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amo cactos! Sou bem estabanada para cuidar de plantas, por isso tenho cactos e suculentas, que são mais tranquilos de cuidar. Vou ficar de olho nos posts de decoração, estou para me mudar e tenho o novo apê todinho para brincar! Valeu pelas dicas, sobretudo as idéias ótimas para vasos, adoro reciclagem!
    beijos!
    Caroline
    http://aiiimeussais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca tive um cacto e nunca o vi dessa forma tão bonita.
    Pelo jeito o cacto é ótimo pra minha casa, já que aqui no Rio de Janeiro faz muito calor, e ele não iria morrer ;)
    Adorei o post, bem decorador!!

    Beijos
    macaaverdee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ha eu adoro cactos na decoração,tinha um mini lindo *-* Amei as inspirações!
    wolftheideia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu acho lindos, amo os pequenos
    eu já tive vários,
    beijinhos querida

    http://www.descontraidas.com/

    ResponderExcluir
  9. Acho muito fofos mas como não tenho tempo pra cuidar melhor nem ter né? :(
    Beijos, Bell Robatine.
    http://mundodegarota.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei o seu blog e já virei seguidora!
    Passa lá no meu blog, para conhecer e segue agente pelo face!!!

    Bjos e um ótimo dia!!!

    Andreza - Beauty Blush
    www.beautyblush.com.br

    ResponderExcluir
  11. Lindos! Adoro!
    Bjos
    Mirian [www.oavessodamoda.com]

    ResponderExcluir
  12. Adoro plantas, todas são belas. Amei as dicas exceto aquela de misturar cactos com flores artificiais, acho que não fica legal.

    ResponderExcluir
  13. Adooro essas plantas, são tão lindas,
    Eu realmente acho que elas deixam o ambiente "vivo"
    sem deixar aquele aspecto de frecura,
    Eu amoo!
    Bjuu!

    http://ideiaconsumista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. curto muito cactus!! tenho vários!! rsrsrrs!!
    adorei as dicas!!

    bju bju!!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, eu tenho uma verdadeira coleção... deixa ver... devo ter uns 15, por aí, e a família continua crescendo. O melhor é que eles são meio que os melhores amigos de quem tem jornada tripla (casa-serviço-escola), pois não pedem tanta atenção. Além disso, vão com qualquer decoração, se integram com qualquer ambiente, não 'brigam' com outras plantas colocadas junto à eles... enfim, eles são perfeitos, e bonitos à sua própria maneira também

    bjos

    ResponderExcluir
  16. Começei ganhando do meu namorado uma caixinha com 09 cactos, hoje já tenho um monte e sempre os coloco em bauzinhos, cestinhas, xícaras, decoro com musgos, pedrinhas etc. Deixei das minhas orquídeas por eles e não me arrependi. Há tempos grandes também são lindos!!!

    ResponderExcluir
  17. acho lindo cactos pequenos,gosto dos grandes também! os pequenos são mais delicadaos e ocupa pouco espaço !!!

    ResponderExcluir
  18. ACHO LINDOS OS CACTOS, ATÉ UM POUCO MISTERIOSOS,
    NÃO GOSTAM QUE TOQUE NELES, LEMBRANDO OS FELINOS, SÃO LINDOS, MAS DISTANTES, POIS OS ESPINHOS NÃO DÃO MARGEM PARA MUITA APROXIMAÇÃO, MAS MESMO ASSIM GOSTO DELES E QUERO CULTIVÁ-LOS, JÁ TENHO UM MUITO BONITO.

    ResponderExcluir
  19. Aprendi a gostar dos cactos com minha tia......
    Tenho alguns, mas não sabia cuidar direito. Aqui explica bem.
    Agora já posso cuidar bem dos meus.

    ResponderExcluir
  20. Gnahei dois cactos de presente... Quero saber como cuidar melhor das crianças...
    Dicas?? Me enviem por favor juliannopereira@hotmail.com

    Obrigado desde já...

    ResponderExcluir
  21. eu sou apaixonada tinha um lindo e raro por quer já procurei nas floriculturas e não acho eu afoguei o coitadinho mais estou atras de outra muda me enviem dicas por favor maria-chef@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. eu amei,já como tenho um cacto vou cuidar melhor dele(NÂO VOU DEIXA ELE MORRER)

    ResponderExcluir
  23. Se alguém tiver dicas boas, aceito com alegria....ja aprendi a cuidar....agora, preciso aprendr a mudar cd um pra vaso maior....terra, vaso, o q é melhor? FUI operada de cancer benigno na cabeca e, agora q estou otima, feliz, encontro meus queridinhos lindinhos....prontos pra serem mudados....js a todos! é mto bom lidar com a terra, com plantas....

    ResponderExcluir
  24. Os cactos devem ser regados uma vez por mês no inverno e a cada 15 dias no calor. Para que floreçam é preciso tomar sol pelo menos umas 4 horas do dia, se não puder ser o dia todo. Luminosidade é importante. Também podem ser adubados com borra de café ou uma mistura de duas colheres (das de sopa) de torta de mamona com uma de farinha de osso a cada 15 dias. Com relação às flores artificiais, elas danificam o cacto e podem até matá-lo. Quando compro cacto com aquelas flores artificiais, eu as retiro com uma pinça com cuidado para que não fique nenhum pedaço grudado. As flores naturais dos cactos são lindas e vale a pena esperar por elas. Tenho uma coleção deles grandes, pequenos, minis e pendentes e posso lhes dizer que são maravilhosos e nos trazem muitas surpresas e alegrias em cada floração!

    Lúcia
    mell1933@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pelo o blog, adorei... muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  26. Adoro os cactos mas eu acho que rego muito. Mas agora já sei, não vou exagerar na água.

    ResponderExcluir
  27. Cactos muito bonitos! Eu tenho um, mas recentemente começou a ficar "inchado" na base, poderá ser água a mais? ou falta de luz?

    ResponderExcluir
  28. Os cactos são mesmo uma paixão .

    ResponderExcluir
  29. Conheci recentemente os mini cactos, abri um escritório e fui comprar 1 ou 2 pra usar de decoração, mas gente, não tem como não se apaixonar, acabei comprando 24 cactos Oo rsrs meio que exagerei, mas confresso que a vontade era de levar todos... agora é só cuidar das plantinhas conforme as recomendações daqui e pensar nos vasinhos personalizados. Agradeço pelas dicas, foram úteis...

    ResponderExcluir
  30. bom realmente sao mts bonitos e fofos eu to fazendo coleçao deles e queria fazer uma pergutinha

    ResponderExcluir
  31. Comprei minhas primeiras plantinhas ontem!!! Espero não matá-las huahua xP

    ResponderExcluir
  32. ADOREI AS DICAS. VOU ADERIR ALGUMAS DE
    SUAS IDEIAS E CRIAR OUTRAS . SOU COLECIONADOR DE CACTOS ESSES VEGETAIS TÃO GRACIOSOS.

    ResponderExcluir
  33. Adoro mini cactos,tenho mais de 10, quando comprei eles vieram com florzinhas artificiais eu tirei porque acho que eles ficam mais bonitos naturais são uma ótima opção pra quem não tem muito tempo pra cuidar de plantas...

    ResponderExcluir
  34. Adoro mini cactos, tenho mais de 10, quando comprei eles vieram com florzinhas artificiais eu tirei porque acho que eles ficam mais bonitos naturais são uma ótima opção pra quem não tem muito tempo pra cuidar de plantas, além de lindos tem muita variedade de espécies...

    ResponderExcluir
  35. Adoro mini cactos, tenho mais de 10, quando comprei eles vieram com florzinhas artificiais eu tirei porque acho que eles ficam mais bonitos naturais são uma ótima opção pra quem não tem muito tempo pra cuidar de plantas, além de lindos tem muita variedade de espécies...

    ResponderExcluir