terça-feira, outubro 22, 2013

Decoração: Como usar prateleiras sem poluir o espaço visual

Olá meninas, tudo bem? Há algumas semanas atrás, a Alynne do blog Buteco para Garotas me pediu que fizesse um post sobre como usar prateleiras sem poluir o espaço visual. Eu achei a ideia super legal e resolvi fazer um post bem completinho com algumas dicas de que modelos usar e como posicionar e criar uma composição agradável visualmente.


1. Quando a prateleira é objeto de decoração
Uma ótima opção para criar uma composição bacana é ousar e ir em busca de uma prateleira diferenciada. Modelos que são "quase uma obra de arte", apesar de chamar a atenção, chamam a atenção de uma maneira positiva.

2. No cantinho das paredes
Uma forma de não perder espaço e deixar as prateleiras menos evidentes é colocar pequenas prateleiras nos cantos das paredes. Fica discreto, ocupa pouco espaço e dá pra armazenar e organizar muita coisa.

3. Prateleira embutida na parede
Essa é uma das opções que eu mais gosto, quando a prateleira é embutida na parede, porque você ganha muito espaço. É a opção perfeita para quem mora em um lugar apertado e precisa mantê-lo organizado de alguma forma.



4. Posicionada de ponta a ponta
Uma forma bem legal de usar prateleiras, é posicioná-la de uma ponta até a outra ponta do cômodo (de um canto da parede até o outro canto), criando uma linearidade. O ideal é usar essa ideia em cômodos pequenos, assim sua prateleira não ficará extensa e exagerada. Pode ser uma ótima opção para closets e despensas.

5. Criando uma malha quadriculada
Eu acho simplesmente lindo esse tipo de prateleira, pois ela cria uma decoração toda diferente no ambiente, é como um complemento. E dá pra brincar muito, colocando o fundo colorido, estampado ou com uma cor diferente da cor da prateleira em si, como por exemplo na foto acima, onde o fundo é preto e a prateleira em madeira. É só usar a imaginação e criar algo único.


Mas como criar a composição perfeita?
A principal dica quando vamos usar prateleiras simples é criar uma composição que se encaixe ao ambiente. Acima, montei um esquema bem prático e fácil de entender, onde podemos ver o modelo certo e o modelo errado.

No modelo errado, as prateleiras têm tamanhos diferentes, estão colocadas acima do sofá que não tem o mesmo comprimento que elas. Isso cria uma certa descontinuidade na nossa forma de olhar, e não vemos uma composição, e sim cada parte dela individualmente.
No modelo certo, as prateleiras continuam tendo tamanhos diferentes e estão posicionadas da mesma maneira, a diferença é que foi usado um quadro para complementar o espaço vazio que sobrava no modelo errado. O sofá agora tem o mesmo comprimento da prateleira, criando uma unidade, fazendo com que nossos olhos percebam o ambiente como um todo. Um belo exemplo real disso, é o da primeira foto desse post, deem uma olhada.
E aí, vocês curtem prateleiras para organizar as coisas? Gostaram das dicas?

9 comentários:

  1. Adorei a matéria. Muito interessante!
    Beijos e até.
    www.ancorasdayanca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa essa primeira prateleira esta muito linda, amei
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Essas pratilheiras são demais, flor! <3 E amei o post, porque realmente se não soubermos usar direitinho fica feio <3
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  4. Ana, super adorei as dicas do blog e as inspirações. Muito bacana!!

    André Santos!
    www.boletimdamoda.blogspot.com.br

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas! O segredo é saber aproveitar o espaço.

    Ótimo dia pra vc!
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Estão aqui boas dicas. Adoro as prateleiras embutidas

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post Ana. Dicas ótimas, e imagens lindas também!
    Beeijo
    http://www.strawberries.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Amei o post bela explicação. Já estava querendo mesmo colocar prateleiras no meu quarto, e este post me ajudou muuuito!
    Beijos.

    http://www.365coisas.com/2013/10/os-saloes-de-beleza-diferenciados-em.html

    ResponderExcluir
  9. Anna, ADOREI as dicas
    vc me salvou aqui nas ideias do meu novo quarto
    já estou planejando tudo kkkk muito obrigada pelo ppost
    e espero que ajude as outras pessoas como me ajudou
    beijos gatinha
    www.butecoparagarotas.com.br

    ResponderExcluir