domingo, dezembro 29, 2013

Livro: O estrangeiro (Albert Camus)

Olá pessoas, tudo bem por aí? Hoje estou trazendo mais uma resenha de livro pra vocês, e o escolhido da vez foi O estrangeiro, de Albert Camus. Obrigada pelos elogios na última resenha e boa leitura!

Sinopse: O estrangeiro, escrito em 1957, é o mais pop (ular) dos livros do francês nascido na Argélia Albert Camus. Tão pop que rendeu até música do grupo de rock inglês The Cure (“Killing na arab”). Tão popular porque, à parte ser a seca narrativa das desventuras de Mersault, condenado à morte por matar um árabe a troco de nada, é também a narrativa das desventuras de um homem do século XX. Uma espécie de biografia de todo mundo. Mersault leva uma vida banal; recebe, indiferente, a notícia da morte da mãe no primeiro parágrafo do romance (primeiro parágrafo antológico, diga-se de passagem); comete o crime; é preso; julgado; tudo gratuito, sem sentido, apenas mais um homem arrastado pela correnteza da vida e da História. Seu drama pode ser lido como o drama de qualquer homem do seu século, o homem que se depara com o Absurdo, ponto central do pensamento camusiano. Este homem – chamemo-lo, como o autor, de Mersault – ao contrário de seus antepassados não encontra mais nem explicação nem consolo para o que acontece na sua vida. Tudo acontece à sua revelia e nada faz o menor sentido. Sua vida não é explicada por nenhuma fé, nenhuma religião, nenhuma ideologia, nem mesmo pela fé na ciência. Este homem não tem nada em que se amparar. O que pode ser visto como uma vantagem: este homem é livre, pode se fazer a si mesmo, sua vida está em aberto. Ele se depara, e se angustia, diante da sua própria Liberdade, outro ponto central não só do pensamento camusiano, como de toda a filosofia existencialista – na qual Jean-Paul Sartre é outro expoente, em comunista à direita do anarquista metafísico Camus. Compreende-se, portanto, que Absurdo e Liberdade são faces da mesma moeda. Quando Mersaut descobre que um implica na outra, afinal encontra a paz. É a história dessa compreensão, desse encontro, que Camus nos propõe. Uma espécie um tanto perversa de livro de auto-ajuda.

Minha opinião sobre o livro:
Esse livro narra a história de Mersault, e esse leva uma vida tão monótona e tão banal que, sinceramente, tive vontade de encontrá-lo em algum lugar e dar uma chacoalhada bem forte pra ver se ele acordava para a vida. Minha angústia foi tão grande em ver alguém tão parado que li o livro todo numa noite, buscando uma mudança na vida dele. O livro é muito bom, porque nos acorda para nossa própria vida, em prol de fugirmos de uma vida como a dele.

“Foi então que tudo vacilou. O mar trouxe um sopro espesso e ardente. Pareceu-me que o céu se abria em toda a sua extensão, deixando chover fogo. Todo o meu ser se retesou e crispei a mão sobre o revólver.”


Vou ficando por aqui, espero que tenham gostado dessa resenha e aguardem outras. Podem reparar que dificilmente darei notas muito baixas aos livros das resenhas, mas isso porque tenho excelentes indicações de leitura. Beijos e até mais!

* Esse post foi escrito por Fernanda Chamilete. Clique aqui e veja mais posts dela.

9 comentários:

  1. Nossa pelo jeito prendeu sua atenção mesmo , eu prefiro livros de ação e terror :3 . São os únicos que realmente tenho vontade de ler !
    www.ourblackpen.blogspot.com || Facebook || Ask || We ♥ It

    ResponderExcluir
  2. Oi, adorei esse post e o blog tá demais! Parabéns

    Comecei o meu faz pouco tempo, mas se te interessar, dá uma olhada?
    Beijos, A. http://aquelagaveta.wordpress.com/ ❤️
    Obs.: Estou te seguindo! ^__^

    ResponderExcluir
  3. Preciso ler esse livro!!! Preciso mudar minha vida! rsrs

    http://vivendocomodeve.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Só passando rapidinho para lhe desejar um Feliz Ano Novo antecipado
    E te convidar para trocar curtidas com minha Fanpage ♥ Vou curtir a sua agora

    Minha Fanpage: https://www.facebook.com/HimitsuBlog
    Meu Blog: http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai eu adoro esses tipos de livros *-* Já ouvi falar mas não tive a chance de ler, adorei a resenha!

    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros que fazem a gente ler super rápido. Gostei da dica do livro também!
    Bisous
    neeedfulglam.blogspot.com
    www.facebook.com/needfulglam

    ResponderExcluir
  7. Tô com uma lista imensa pra ler nessas férias ainda, mas me interessei nessa história!
    beijocas

    ResponderExcluir
  8. Ouvi bons comentários desse livro!!! BOa dica :)

    Beijinhos, Té
    bloglola.com.br

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha.

    http://papodemeninasaer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir