quarta-feira, janeiro 22, 2014

Como escrever um bom post

Escrever um bom post na internet vai muito além de escrever com um português correto e uma gramática impecável, aliás nem é sobre isso o nosso post de hoje, tenha em mente que esse é o básico que você deve saber e o mínimo a apresentar aos seus leitores e leitoras, independente do gênero do seu blog. O post de hoje vai um pouco mais além, trazendo algumas dicas para que seu post se destaque entre tantos outros que já existem na internet.


Ofereça conteúdo
O primeiro passo para escrever um bom post é oferecer conteúdo. Esqueça posts somente com imagens, afinal, nós estamos falando sobre como "escrever" um bom post, então escreva!

Descubra o que as pessoas querem ler
Antes de sair escrevendo, pense bem... O que as pessoas gostariam de ler? O que você gostaria de ler? Pois é, os melhores posts são aqueles que respondem as nossas próprias dúvidas, afinal elas são as dúvidas de muitas outras pessoas.

Título, imagens e palavras-chave
O título e as imagens do seu blog são os itens que mais trarão visitas ao seu blog através dos sites de busca. Não adianta nada ter um ótimo post, com um título que ninguém vai buscar ou imagens salvas com nomes aleatórios (ex: imagem001, imagem002...). Use títulos estratégicos e salve as imagens do post com nomes estratégicos também, isso facilitará muito para que as pessoas encontrem seu post em sites de busca. Também lembre-se de destacar no post palavras importantes e que atraiam a atenção do leitor.

Descobrindo palavras: O Google oferece uma ferramenta de palavras-chave muito interessante, nela você pode pesquisar pelo título que deseja colocar no seu post e ver qual é a repercussão dele na internet, além de ter uma lista com várias outra sugestões. 

Não escreva textos corridos
Textos e mais textos com certeza não chamam a atenção do leitor. Evite esse tipo de post. Combine o texto com imagens interessantes e divida-o com subtítulos. Essa "quebra" visual faz com que o leitor pense que o post é menor, fazendo-o ler até o final.

Escrevendo o post duas vezes
Escrever o post inicialmente à mão pode ser uma ótima maneira de melhorar a escrita, pois isso faz com que você preste mais atenção na hora de passar o texto a limpo no blog e automaticamente tente melhorar o que já foi escrito. É uma ótima técnica e eu costumo utilizá-la quando tenho tempo para planejar melhor os meus posts.

Meninas, eu espero muito que vocês estejam gostando dessas minhas dicas para blogueiras. Tenho recebido muitos pedidos para fazer mais posts como esse e várias sugestões de assuntos para serem tratados nos próximos posts. Então, essa tag com certeza irá continuar, fiquem de olho e me deixem sugestões, eu adoro!

12 comentários:

  1. Eu to adorando essa tag Ana, eu também sempre procuro escrever meus posts antes de publicá-los no blog, e mesmo depois de digitados leio mil vezes pra conferir se tudo esta mesmo certo!
    Beeijo
    www.strawberries.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito das suas dicas Ana, acho que imagens sempre na largura do blog também são bem atraentes pois tem muita gente que olha as imagens e SE necessário vai ler o texto (não que isso seja o certo, mas tem gente assim) . beijos
    www.butecoparagarotas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amando as dicas.
    Eu sempre escrevo o post a mão primeiro, não consigo escrever diretamente no blog.
    Beijos, beijos!

    Dearitgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, de verdade!

    Beijos


    featglam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Dicas ótimas, todas as suas dicas são fundamentais.

    http://www.papodemeninasaer.com/

    ResponderExcluir
  6. amei as dicas, eu escrevo sempre no blogger mesmo. Leio e visualizo a previsão de post mil vezes antes de postar!
    www.crisedosvintepoucos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas!!!
    http://perfeitateen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei as ideias :3 Eu tenho basicamente esses seguimentos para fazer um post!

    Beijos! http://sugar-dance.org/blog

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas! Eu escrevo o texto e depois fico uns 5 dias mexendo nele...rs
    Estou seguindo o seu blog e se puder visitar o meu, agradeço.

    Beijinhos
    :)

    http://cariocaemportugal.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  10. Adorei essa série de posts e gostei das dicas!
    Beijo

    ResponderExcluir