sábado, maio 26, 2012

Livro: Amor (de Daniel Glattauer)


Sinopse: Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro.

Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura.

A tradição dos romances epistolares, compostos exclusivamente de trocas de cartas, é antiga na literatura ocidental. O primeiro livro com estas características, o espanhol Prisão de amor, de Diego de San Pedro, data de 1485. No século 18, o gênero se tornou popular, com clássicos como Ligações perigosas, de Choderlos de Laclos, Clarissa, de Samuel Richardson, e O sofrimento do jovem Werther, de Johann Wolfgang von Goethe.

O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em Amor, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações.

5 comentários:

  1. Meu deus eu já passei por isso hahaha mas não sou casada... Adorei a historia!!! Vou comprar esse livro!

    ResponderExcluir
  2. Parece ser bem interessante o livro!
    Eu admiro muito quem consegue um tempinho pra ler. Como estou sempre na correria acabei deixando o hábito da leitura de lado, porque não estava mais conseguindo conciliar trabalho, casamento, filho, casa, blog e leitura. Sinto muita falta de ler um bom livro!
    Se tiver um tempinho passa no meu blog pra participar do sorteio!!!

    www.superlindamake.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um ótimo livro,
    beijinhos

    http://www.descontraidas.com/

    ResponderExcluir
  4. eita mais um que fiquei querendo ler tbm!!
    Beijos linda
    http://www.cacau-makeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que doideira! Parece interessante!
    Bjos
    Mirian [www.oavessodamoda.com]

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 



Início | Sobre | Clipping | Anuncie | Contato
Design por Ana Chamilete. Tecnologia Blogger. 2016