segunda-feira, abril 21, 2014

Como é a faculdade de Arquitetura e Urbanismo?

Oi meninas (e meninos) tudo bem? Ontem recebi um e-mail de uma leitora aqui do blog, a Ludmila. Ela veio me contar que tinha feito a escolha errada de curso na faculdade e que está pensando em mudar para Arquitetura e Urbanismo, e me pediu para que fizesse um post contando como é e o que esperar do curso. Eu achei a ideia muito legal e tinha mesmo vontade de fazer um post sobre o assunto, então, cá estou eu contando tudo e mais um pouco para vocês. Espero muito que vocês gostem e que eu ajude não só a Ludmila se decidir, mas também outras pessoas que estejam com a mesma dúvida.


O curso é longo, então, paciência e determinação
São 5 anos pra quem faz no período integral e 6 anos para quem faz no período noturno (que é o meu caso). Então, é muita luta pela frente, muitos momentos de "Eu vou desistir", mas se manter o foco, passa que passa voando e você nem vê. Segundo os professores o terceiro ano é o mais difícil de todos e olha, acabei de passar por ele e posso dizer que é mesmo. É o ano que dá mais vontade de largar tudo, que você fica sobrecarregado e parece que nada mais faz sentido. Mas passar por esse obstáculo te deixa mais forte para seguir até o final.

Arquitetura não é design de interiores
Eu estou no quarto ano de arquitetura e até agora não tive nenhuma matéria de interiores. Então se você pensa que arquiteto é decorador, pode começar a pensar diferente, pois não é bem assim que funciona. Se você quer muito trabalhar com interiores e se manter nesse foco, vai ter que fazer alguns cursos depois da faculdade para isso. Ou seja, talvez não seja melhor fazer design de interiores de uma vez?

Saber desenhar não é extremamente necessário, mas ajuda
Digo isso porque eu mesma não sei desenhar. Repetindo... eu não sei desenhar! E estou no quarto ano de arquitetura. Isso não fez de mim menos capaz do que as pessoas que desenham super bem, mas é claro que se eu soubesse desenhar me ajudaria bastante, principalmente na hora de explicar ideias aos professores. Então se você pode fazer um curso de desenho antes, faça, se não pode, não faça, isso não vai mudar tanta coisa na sua vida assim.

Seus gastos não vão ser só a mensalidade
Essa é uma triste realidade, então que você prepare os bolsos. Impressão em arquitetura não são só as apostilas e xerox, tem pranchas e mais pranchas todos os bimestres, todas com muitas imagens, o que encarece um pouco mais. Sem contar os materiais, principalmente no primeiro ano, quando você não tem nada. Se você acha que vai estudar só com um caderno e uma caneta bic, você está muito enganado. São lapiseiras técnicas, lápis de cor, compasso, esquadros, papéis e tudo mais o que você imaginar.


Não dá pra ser fresca em arquitetura
Na faculdade de arquitetura não dá pra ter frescura, é terra, é obra, é sol quente, é dor nas costas, é conviver com todo tipo de gente. Sem contar, que não tem tempo pra essas frescuras todas. Então, o jeito é por a mão na massa (literalmente) e fazer tudo acontecer.

Arquitetura não é um mar de cálculos
Que fique bem claro uma coisa: o arquiteto pensa e cria, o engenheiro calcula e faz ficar em pé. Isso não quer dizer que você não precisa ter uma noção de estruturas e saber calcular algumas coisas, mas os cálculos vem de maneira bem reduzida na faculdade de arquitetura, diferente do que muita gente pensa por aí.

Só não arruma emprego quem não quer
Uma das minhas maiores dúvidas quando resolvi fazer arquitetura era que muita gente me dizia que eu não acharia estágio e que o mercado de trabalho era muito pequeno. Mas isso é uma das maiores mentiras que já ouvi. Trabalho tem pra todo mundo, basta querer e dar o melhor de si para isso.

Os professores são clientes chatos
Se você acha que os professores vão ficar te mimando e achando todas as suas ideias fantásticas, pode esquecer. A cada nova ideia lá estão eles pra te dar um banho de água fria e acabar com as suas esperanças. Estou exagerando? Não, não estou não, é bem assim que funciona. Mesmo que você tenha super ideias, sempre vai ter problemas a resolver.

Arquitetura é muito mais do que só arquitetura
O curso de arquitetura não é como os outros cursos. Posso dizer isso pois já me aventurei em um outro curso antes da faculdade de arquitetura. É um curso diferente de tudo o que você possa imaginar. Você estuda tudo, quando digo tudo, é tudo mesmo. Você precisa pensar de maneira ampla, se preocupar com detalhes que as "pessoas normais" não se preocupam, estudar o comportamento, pensar em como o seu cliente pensa, além de todas as especificações técnicas. Projetar não é só desenhar uma planta no autocad, é pensar em como resolver essa planta da melhor maneira, em qual posição colocar cada cômodo, qual a orientação solar que vai favorecer os quartos, a cozinha, o banheiro, etc, que materiais especificar para que as crianças não se machuquem, que plantas colocar no jardim em locais de sol ou de sombra, como criar um ambiente acessível sem que as pessoas percebam que ele é acessível, como resolver problemas de maneira eficiente, como trabalhar a ventilação, insolação e acústica dos ambientes, como resolver o telhado, etc. Eu poderia ficar citando itens a se pensar eternamente aqui, mas não vou fazer isso, só vou lembrar que todos esses itens precisam no final de tudo serem resolvidos de maneira que fique bonito e funcione. Ah, e é claro, tudo dentro das leis, pois elas existem e são muitas.


Prepare-se para noites sem dormir
Depois do "pouco" que citei ali em cima fica fácil descobrir porque os estudantes de arquitetura perdem tantas noites de sono. E isso não é drama de quem deixou tudo pra última hora, tenha consciência de que você começando o trabalho antecipado ou de última hora você vai ficar sem dormir do mesmo jeito. Estudantes de arquitetura são extremamente perfeccionistas e os professores pedem para que sejamos assim e se você não for, verá o resultado nas suas notas no final do bimestre. Vocês podem reparar como eu fiquei sumida na última semana, nem postei no blog. E porque isso? Porque eu estava lá, dormindo as 5 da manhã e acordando as 8 para poder terminar os projetos e trabalhos. E a pergunta que não quer calar é se eu consegui dar conta de entregar tudo certinho... a resposta é não. Não consegui e não conseguiria mesmo que quisesse. Por mais completo que você ache que seu trabalho está, seu professor nunca irá achar isso, então conforme-se com isso e já traga o café pra sua vida!


É uma loucura, mas quem faz ama
Quem leu esse post provavelmente deve estar pensando que é tudo uma loucura. E é mesmo, você tem razão. Mas quem faz arquitetura é apaixonado por ela. Chora e se descabela (como já fiz várias vezes), mas não abandona. Aprende a ver o mundo diferente, aprende a ser um cidadão correto, a pensar no próximo e a ter determinação. Aprende valores. A faculdade de arquitetura e urbanismo (não vamos esquecer do urbanismo), mexe com o ser humano, mexe com a vida, mexe com o mundo, tudo vem do pensar do arquiteto. É simplesmente uma faculdade de amor e ódio. Bipolares são bem vindos. :)



Bom, e aqui em cima é um pouquinho da minha loucura. Quem me acompanha no Instagram @ana_chamilete sempre fica por dentro dos meus trabalhos e da minha correria da faculdade. Eu acabo não postando essas fotos na página do blog no facebook, mas acho que vou começar colocar algumas pra quem tem curiosidade.

E pra se divertir um pouquinho...
Tem algumas páginas de arquitetura que eu curto no facebook e acho que quem gosta do assunto deve curtir pra se divertir um pouco e conhecer mais sobre esse universo. Recomendo as páginas Arquitêta, 44 Arquitetura e Este é alguém da Arquitetura. E é claro, também super recomendo a página do escritório onde eu trabalho, sou eu que atualizo a página e sempre posto várias inspirações legais: Mendes Soluções Integradas.

8 comentários:

  1. Lindo Post Ana Paula, amei e acho que e exatamente isso a faculdade de arquitetura e urbanismo, muitas vezes nós pensamos o que estamos fazendo aqui, vou largar tudo, não aguento mais. Mas vale muito a pena muito, sou arquiteta e sei que vale a pena, amo minha profissão e hoje vejo que tudo o que passei na faculdade faz diferença assim como um grande amigo me disse um dia disse trabalhe com que você gosta e nunca mais precisara trabalhar, e exatamente isso a arquitetura ela a e apaixonante, e um máximo, vale a pena . E nunca se esqueça você e capaz de tudo .

    ResponderExcluir
  2. A faculdade parece loucura mesmo, mas no final será recompensada com certeza. Eu faço Processos Gerencias, um diminutivo da Administração hahah e já estou ficando um pouco louca também. Beijos e boa sorte sempre <3

    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. hahahahahaha Poule Poule, me arrepiei com o seu post!!! cada coisa que a gente passa nessa faculdade né? acho que o mais importante de tudo é ter as pessoas certas ao nosso lado durante essa Arquiloucura e Torturismo. Bipolares são sempre bem vindos nesse mundo UHAUSDHAS e admiradores de café tb. A unica coisa que eu senti falta de você citar ali em cima, foi que ninguém faz arquitetura sozinho. Por mais autossuficiente que a pessoa seja. Quantas coisas já não passamos nesses 4 anos hein? Quantas vezes já quisemos desistir de tudo e sempre nos apoiamos a continuar uahsduashd Arquitetura é tudo isso que vc falou e mais um pouco. Lov y

    ResponderExcluir
  4. Amei o post Ana, confesso que não li detalhadamente pois não tenho interesse na profissão mas olhei todos os pontos que você destacou e achei bem interessante.É legal abordar assuntos assim as vezes, beijos linda e calma que jajá termina haha! (p.s. uma pergunta: você não está fazendo mais vídeos? bjs)

    www.butecoparagarotas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post!
    Acho bem legal a profissão, mas não tem nada a ver comigo hehe
    beijinhos, Rê
    garotas-urbanas.com

    ResponderExcluir
  6. Bom saber um pouco sobre a profissão.

    Beijos, G.R ♥
    http://gabriellyrosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. O post ficou ótimo, muito completo mesmo. Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  8. Eu adorava ter estado em arquitetura só p poder fazer maquetes!
    http://asperolaspreciosas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir