quarta-feira, agosto 12, 2015

5 dicas para as blogueiras de primeira viagem na Beauty Fair

Em 2013 eu fui à minha primeira Beauty Fair. Aaaah, aquele mundo lindo que toda blogueira que resolve se envolver no mundo da beleza sonha em conhecer um dia. E com todo esse deslumbre de ser a primeira vez pisando num evento desse porte, alguns detalhes passam despercebidos e muitas blogueiras caem no terrível conto do "brinde grátis". Esse acaba se tornando, na maioria das vezes, o principal motivo para a falta de foco das blogueiras iniciantes. Mas é claro, esse é apenas um detalhe.


Não cai no conto do brinde grátis quando fui a primeira vez, pois já tinha lido muito sobre isso. No entanto, ainda me desorganizei em algumas coisas que, com certeza, pretendo melhorar caso eu consiga ir para a feira novamente agora em Setembro (entre os dias 05 e 08). Ainda não tenho certeza se vou ou não, mas mesmo assim, vou compartilhar minhas dicas pra quem quiser.

1. Não mendigue por brindes
As marcas dão brindes? Dão. Se você for blogueira, dão mais ainda. Mas por favor, esqueçam os brindes. Se você é blogueira, está lá por dois motivos: buscar informação e fazer contatos para parcerias futuras. Então foque nisso, por favor. Não mendigue brindes, amostras, etc. Isso é muito feio. Você chega num mercado pedindo: "me dá isso pra mostrar no meu blog?" Não, você não faz isso. Então não faça isso na Beauty Fair, é a mesma coisa.

2. Faça contatos
Aproveite a feira para conhecer pessoas, seja amigas blogueiras ou contatos profissionais. É sempre legal poder ver com quem você anda trocando e-mail ou até mesmo descolar alguns contatos futuros. Aproveite para mostrar o seu trabalho para quem ainda não conhece também, é sempre uma boa oportunidade para divulgar o que você faz.

3. Saiba onde vai
Essa é uma coisa que eu fiz na minha primeira vez na Beauty Fair e que funcionou muito. Antes da feira fale com as marcas na qual você já tem um certo contato, ou mande um e-mail para aquelas que você quer conhecer. Diga que vai a feira e que gostaria de conhecer as novidades e agende um horário se possível. Assim, você já deixa uma agenda planejada dos compromissos já agendados e o restante do tempo, pode dar uma volta para ver o que mais a feira tem pra mostrar. Não se esqueça de anotar também qual o stand da loja, para facilitar a localização e cumprir com seus horários pontualmente.

4. Anote tudo
Durante a conversa com os representantes da marca, procure fazer anotações. Não confie na sua cabeça, pois como tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, depois você se esquece muito fácil do que foi discutido. Não se esqueça de pegar o contato da marca, caso não tenha. E de anotar o que recebeu no stand, caso ganhe algum brinde. Assim, será muito mais fácil organizar os posts depois do evento e dar um retorno para a marca.

5. Cumpra com o combinado
Não adianta anotar, ganhar brinde, fazer contatos e não cumprir como o que foi combinado. Então, se você combinou algum post, resenha, vídeo, seja lá o que for, não deixe de dar o retorno. Essa é uma questão de ética, que tem deixado a desejar no mundo dos blogs, onde a maioria só quer receber e não dar nada em troca.

E aí, quem vai pra Beauty Fair esse ano? Me conta!

5 comentários:

  1. Oi Aninha, estou vendo se vou conseguir ir esse ano! Vamos ver! E você vai? :)

    ResponderExcluir
  2. Arrasou no post! Eu iniciei meu blog no finalzinho do ano passado, até agora participei apenas de 1 evento ainda não fui a feira, mas estou morrendo de vontade de ir, essa questão dos brindes realmente deslumbra muitas garotas, eu por exemplo nem sabia que se ganhava brinde em evento eu achava q todos os brindes eram sorteios.... kkk. Mas essas suas dicas super ajudam blogueiras de primeira viagem. Um beijo enorme no coração e obrigada por compartilhar isso ;)

    www.purpurinanasvaidosas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana,
    Estou querendo ir, porém, meu problema é chegar lá não dirijo e nunca fui a uma feira como essa. Tõ aguardando uma resposta, vamos ver no que vai dar.
    big beijos

    ResponderExcluir
  4. Ana, adorei o post e ele foi muito esclarecedor! Eu ganhei um convite, porém não está descriminado que sou Blogueira, neste caso, sabe se há uma maneira diferente de alterar ou isso é feito no credenciamento?
    Ouvi dizer que acontecem algumas palestras, sabe como posso me inscrever?
    Super beijos, se vc for, nos encontraremos por lá hehe.

    www.danielarosa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, tudo bem? Que bom que gostou do post, fico feliz.
      Então, todo ano há uma seleçãa de blogueiras credenciadas, esse ano já foi.
      E sim, tem muitas palestras, mas não sei como funcionam as inscrições, acredito que sejam abertas, mas não tenho certeza.

      Um beijão e vamos nos encontrar sim, hahaha!

      Excluir