sexta-feira, agosto 21, 2015

Blogagem coletiva: Blogosfera atual x Oldschool

Ah, quando vi esse tema na blogagem coletiva do RotaRoots tive que vir escrever um pouco. Pois se tem algo que eu realmente sinto falta é da blogosfera de quando comecei, lá em 2008 com o Diário da Tati. Pois é, esse foi o meu primeiro blog. Vez ou outra me pego pensando/dizendo sobre como sinto saudades daquela época. Era algo tão descompromissado e entre amigos, era algo que me fazia tão bem, era essa coisa de escrever como estou escrevendo agora, onde você abria o blog e as palavras iam surgindo e você ia mesclando com as coisas que aconteciam no seu dia a dia. Muitas muitas muitas saudades, apenas.


Eu acho incrível o fato da blogosfera ter se tornado meio de trabalho de muitos, mas fico extremamente chateada quando vejo a coisa caminhando pra um lado obscuro de gente sem noção. Isso porque, o que vejo é o seguinte... a galera que começou comigo, lá em 2008, sabe valorizar onde a blogosfera chegou e isso é fantástico. Mas tem muita gente que começou agora, que acha que a vida de blogueira é linda e que é tudo muito fácil.

O fato de ter começado numa época em que a blogosfera era extremamente pessoal, me faz continuar sendo uma pessoa real. Vejo muitas blogueiras que começaram agora, que são verdadeiros robôs de futilidade. E que fique claro: NÃO ESTOU GENERALIZANDO. Tem muita gente que tem bom senso mesmo começando agora, e também tem gente que começou antes e conseguiu se deslumbrar pelo sonho de "vou ser rica e famosa".

A questão é... eu acho que os blogs não deveriam perder a essência, devia continuar sendo uma conversa entre amigos. E apesar de não dar muitos detalhes da minha vida pessoal durante os posts, procuro sempre manter um nível de diálogo, onde dou abertura para vocês interagirem comigo e também posso expor minha opinião sincera sobre tudo. Acho que nesse mundo de blogs, quanto mais robótico é o texto, o vídeo, enfim, o conteúdo no geral, menos atraente se torna. Mas essa é só a minha opinião.

E você? É da blogosfera atual ou oldschool? 

Um comentário:

  1. Ah, Ana, confesso que estava com saudades de ler textos assim. É realmente difícil encontrar textos pessoais. E quando digo pessoais, não quero dizer aqueles forçados que acabam virando livros, como alguns que ano vendo pela rede.
    Aliás, agora todo mundo é escritor, blogueiro e revisor ortográfico. Sem falar em webdesign, fotógrafo e programador...

    As coisas realmente perderam a essência (infelizmente). Mas acredito que a culpa também é nossa, enquanto leitores e consumidores. Nós demos essa brecha para o comércio perceber que os blogues são uma fonte de opinião. E sabe, o que me entristece nem é o fato de ter gente que fale sobre produtos, mas sim o fato de ter gente que fale qualquer porcaria e diz ser blogueira ou diz estar dando a opinião sobre algo, enquanto a gente sabe que aquele é o release que TODAS recebemos por e-mail...

    Com toda a certeza eu sou uma mistura de ontem e de hoje. Gosto muito de conversar no blog e escrever com as minhas palavras. Ao mesmo tempo, gosto de falar das coisas que uso e empresas que aprovo.

    O mais importante: não podemos deixar a blogosfera oldschool morrer, e é por isso que amo o Rotaroots <3

    Bjs e até a próxima.

    Ah, escreva mais posts assim, é gosto lê-los!

    ResponderExcluir